Próteses

As próteses dentárias são estruturas que substituem dentes naturais perdidos. A falta de um dente pode afetar todo a função de um organismos, desde a mastigação, estruturas de articulações mandibulares até a manutenção do equilíbrio. Desta forma, é imprescindível a sua substituição para uma melhor qualidade de vida. 

Para saber qual a prótese indicada para cada caso é indispensável consultar um dentista, ou o especialista em próteses dentária também chamado de protesista.

A durabilidade de uma prótese é em média de 5 anos. desta forma para garantir esse prazo a mesma deve ser higienizada diariamente após as refeições, e consultas de  revisões ao dentistas a cada 6 meses.

  • Próteses fixas: também denominadas de coroa, jaqueta pivot, ponte fixa, as mesmas não podem ser removidas pelo paciente a menos que sejam cortadas pelo dentistas. Sua função é substituir dentes perdidos ou ausentes, porém está limitada a presença de estrutura de dente ou de raiz saudável para poder ser instalada.
  • Prótese Total:  Popularmente conhecida como dentadura ou chapa , a prótese total é indicada nos casos onde houve perda de todos os dentes.  As próteses totais ou dentaduras, são estruturas muco suportadas, ou gengivo suportadas que substituem dentes e devolvem a função estética e mastigatória dos  pacientes desdentados totais.
  • Removíveis: As próteses removíveis também são chamadas de ponte móvel, ou perereca.